Assim que mudamos para a casa atual, uma das primeiras coisas que fiz foi colocar um bebedouro para beija-flores. E, é claro, comprar néctar para eles (afinal, ninguém quer que os bichinhos tenham dor de barriga por beber água com açúcar fermentada ao sol). Para minha alegria, eles não demoraram a aparecer.
E, para minha surpresa, os beija-flores não são os únicos visitantes regulares a consumir a doce bebidinha: uns passarinhos pequeninos e rechonchudos (se um dia descobrir o que são, juro que conto ) também tornaram-se fregueses habituais. Isso sem contar os bem-te-vis que diariamente invadem o canteiro (ainda bagunçado) para pegar minhocas. E as maritacas que moram numa árvore vizinha, e usam o madeiramento do telhado como ponto de encontro. Ou seja: é uma farra só.
Isso porque a área verde aqui de casa é diminuta: alguns (vários) vasos e três canteiros grandinhos. No meu sonho de casa, planejamos um jardim imenso, não só com flores, mas com muitas árvores frutíferas. Daí que fiquei pensando: é possível planejar um jardim que atraia os pequenos penosos? Pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri algumas coisas interessantes:
- Para que os pássaros queiram habitar um jardim, são necessárias três coisas básicas: comida, abrigo e água.
- A comida pode ser oferecida em alimentadores (a Cobasi tem alguns bem interessantes), de preferência suspensos (afinal, queremos atrair pássaros e não ratos). Mas também é bacana ter árvores frutíferas variadas e flores que ofereçam sementes, como girassóis.
- Casinhas de pássaros podem prover abrigos. Mas o melhor mesmo é ter arbustos e outras plantas que permitam aos pássaros a construção de ninhos. Na casa da minha mãe, por exemplo, eles adoram o pé de acerola (para comer e para dormir).
- A água pode vir, é claro, de bebedouros, mas também de pequenas fontes. Nesse último caso, os pássaros acabam não só bebendo como banhando-se, em divertidas seções de “refrescância”.
Por outro lado, pássaros não gostam de produtos químicos como pesticidas. Então, para atraí-los nada melhor do que um jardim bem orgânico.